EXAMES

Tomografia Computadorizada

Exame de tomografia computadorizada gera imagens com alto nível de detalhes e é muito usado para identificar nódulos e tumores. É um exame não invasivo de diagnóstico que, com imagens geradas via radiação e produzidas por computador, permite a visualização de órgãos, estruturas e tecidos de forma muito mais detalhada que uma radiografia comum.

Um dos usos mais frequentes é na identificação de tumores, já que o detalhamento das imagens permite detectar mesmo nódulos bem pequenos. A tomografia pode focalizar especificamente a parte do corpo que precisa ser investigada, como cérebro, ossos, fígado, pâncreas, rins, útero, ovários, vias biliares, pulmões e pleura (membrana que recobre os pulmões).

Também auxilia na detecção de problemas graves como acidente vascular cerebral (AVC), aneurismas, embolia pulmonar, edema cerebral, derrame pleural, peritoneal ou cardíaco, além de ser utilizada em casos de traumas, podendo identificar ferimentos, fraturas ou hemorragias.

A tomografia é um exame que utiliza radiação (em dose maior que os raios X), portanto, é contraindicada para gestantes. Nos casos em que se usa contraste (substância que pode ser necessária para permitir uma visão mais nítida dos tecidos), também é contraindicada para pessoas que têm alergia a iodo.