EXAMES

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um exame simples e não invasivo que ajuda o cardiologista a avaliar como está o nosso coração. Normalmente, é solicitado em casos de emergência, como em suspeitas de infarto do miocárdio, ou quando a pessoa precisa avaliar a saúde do coração.

O eletrocardiograma fornece a representação gráfica da atividade elétrica do coração. Por meio dele, é possível observar principalmente se o ritmo de batimentos cardíacos está normal ou não e se as câmaras do coração estão se movimentando como deveriam. Assim, ele é muito útil para identificar arritmias, possíveis obstruções no fluxo sanguíneo e avaliar se o paciente está em boas condições para praticar exercícios físicos. É fundamental quando o paciente comparece ao pronto-socorro com suspeita de infarto do miocárdio. Normalmente, é um dos primeiros exames a ser feitos nesses casos.

O eletrocardiograma em geral também faz parte de avaliações cardíacas completas que muitas vezes são solicitadas para pessoas que têm histórico familiar de doenças do coração, em conjunto com exames como teste ergométrico e ecocardiograma.